CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA


 

O complexo do ombro é composto por diversos músculos, articulações e ligamentos. Dentre os músculos presentes no complexo do ombro, temos o músculo supraespinhal. No que diz respeito a esse músculo que se origina na escápula e se insere no úmero, leia as afirmações a seguir:

 

  1. O músculo supraespinhal pertencente ao manguito rotador, tendo sua origem na fossa supraespinal e sua inserção no tubérculo maior do úmero.
  2.  Esse músculo é responsável pela adução do ombro (o músculo é ativado durante aproximadamente os primeiros 110° do movimento, inicia a abdução).
  3. Além do movimento de abdução, o músculo supraespinhal auxilia na rotação lateral do ombro.

 

É correto o que se afirma em:

 


1 e 3, apenas.


3, apenas.


1, apenas.


2 e 3, apenas.


1, 2 e 3.

 

A capacidade física flexibilidade é considerada um importante componente de aptidão física relacionado ao desempenho atlético. A fim de melhorar a flexibilidade, várias abordagens podem ser utilizadas, dentre elas o alongamento ativo e passivo, balístico e estático e facilitação neuromuscular proprioceptiva. No que tange os tipos de métodos para melhora da flexibilidade, leia as afirmativas a seguir:

 

  1. Alongamento ativo é produzido pela contração dos músculos antagonistas, em contrapartida o alongamento passivo exige de uma força aplicada por outro segmento corporal ou força aplicada por outra pessoa para mover o segmento até a máxima amplitude de movimento.
  2. Alongamento estático consiste na ação de alongar uma musculatura específica até sua extensão máxima de movimento e, ao chegar neste ponto, permanecer movimentando o membro por cerca de 15 segundos.
  3. O alongamento balístico corresponde à execução na máxima amplitude de movimento sem que haja movimentos visíveis, ou seja, sem movimento.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, II e III.


II, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.

 

Um nadador atravessa um lago com 0,5 km de largura em 33 minutos. Qual foi sua velocidade média em km/h?

 


Velocidade média = 0,015 km/h


Velocidade média = 0,909 km/h


Velocidade média = 1,434 km/h


Velocidade média = 0,345 km/h


Velocidade média = 0,23 km/h

 

Os extensores primários do cotovelo são os músculos tríceps braquial e ancôneo. Assim como nos movimentos de flexão, os músculos localizados no antebraço também podem contribuir para extensão do cotovelo. No que refere a localização anatômica do tríceps braquial, bem como sua função, assinale a alternativa incorreta:

 


O músculo possui três cabeças com origens distintas.


O músculo tríceps é denominado como o principal músculo extensor do cotovelo.


Músculo tríceps braquial é dividido em três porções, sendo elas cabeça longa de origem no tubérculo infraglenoidal da escápula e margem glenoidal adjacente; cabeça lateral na face posterior do úmero e; cabeça medial na face posterior do úmero.


O músculo tríceps é denominado como o músculo flexor secundário do cotovelo. Auxiliando em angulações acima de 90° o movimento de flexão.


Embora as três cabeças do tríceps braquial tenham origens distintas, ambas se inserem por meio de um tendão comum na face posterior do olecrano da ulna.

De acordo com os conceitos das áreas de conhecimento cinesiologia e biomecânica, analise as afirmativas a seguir:

  1. Cinesioligia, refere-se a uma área de conhecimento o qual estuda a eficiência dos movimentos do ponto de vista anatômico e sua interação com as ações articulares, ósseas e muscular durante a execução do mesmo.
  2. Já o conteúdo da biomecânica, foi extraído da mecânica, uma área física o qual estuda o movimento e os efeitos das forças incidem em um objeto. Podemos então dizer, que biomecânica refere-se a aplicação das leis da mecânica ao movimento humano.
  3. Um exemplo de aplicação biomecânica no futebol americano, modalidade de grande reconhecimento nos Estados Unidos, poderia ser a avaliação da musculatura do jogador que produz um movimento para interceptar o avanço do jogador adversário.

 

É correto o que se afirma em:

 


1, 2 e 3


1, apenas.


1 e 2, apenas.


2 e 3, apenas.


2, apenas.

 

O ombro consiste das articulações acromioclavicular, esternoclavicular e escapulotorácica, glenoumeral. Leias as afirmativas a seguir, referente a articulação glenoumeral:

A articulação glenoumeral é uma articulação esferoidal sinovial de movimento mais livre no corpo humano.  Permite movimento nos dois planos sagital e transversal. Esta relação entre a mobilidade e a estabilidade faz com que a articulação seja propensa a lesão, uma vez que sua estabilidade depende dos ligamentos e músculos que se articulam a ela.

 

É correto o que se afirma em:

 


3, apenas.
1, 2 e 3.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1, apenas.

 

Assinale a alternativa correta. Quando observada a marcha na localização do joelho, três graus de liberdade (de movimentação) também podem acontecer durante o movimento, sendo que o movimento principal é:

 


Abdução e adução.
Nenhuma das alternativas.
Rotação medial.
Flexão e extensão.
Rotação lateral.

 

As quatro curvaturas se subdividem em curvaturas primárias e secundárias. De modo geral, as curvaturas da coluna podem ser influenciadas por alguns fatores, exceto:

 

 


 Forças a que a coluna vertebral está submetida habitualmente, como é o caso de algumas modalidades esportivas, como exemplo o nado borboleta que exige uma hiperflexão lombar repetitiva.
Estado mental do indivíduo, como exemplo as pessoas que são mais tímidas e se sentem constrangidas, geralmente ficam com a coluna em uma posição mais arqueada.
Condições patológicas, como por exemplo osteoporose e anomalias congênitas.
Todas estão incorretas.
Nenhuma alternativa está incorreta.

 

Ao pensarmos nos planos e eixos de movimentos corporal, os movimentos do tornozelo “flexão plantar” e “dorsiflexão” ocorrem em qual plano?

 


Plano sagital.
Plano anteroposterior.
Plano frontal.
Plano anterolateral.
Plano horizontal.

 

Após a ruptura de ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho que ocorre comumente em modalidades esportivas coletivas e de impacto, quais são os problemas comuns que o indivíduo ao sofrer esse tipo de lesão enfrenta:

 


Aumento da amplitude de movimento, fortalecimento muscular e articular, capacidade de hipertrofia e inibição muscular.
Ganho de condicionamento físico e propriocepção.
Queda de percentual de gordura, massa muscular e força.
Fraqueza, perda de massa muscular, diminuição da amplitude de movimento e ainda, prejuízo na propriocepção muscular e articular, além da perda de condicionamento físico e inibição muscular.
Fraqueza, diminuição da amplitude de movimento, perda de condicionamento físico e melhora na propriocepção muscular.
Páginas: 1234567